5542-5185 – 4119-3695 (Moema)  3926-8601 (V.N.Conceição)

Cantar em outro idioma ajuda aprendizado



Cantar em outro idioma ajuda em seu aprendizado, segundo um estudo coordenado pela psicolinguista portuguesa Fernanda Ferrera e divulgado em 06/08/13, pela Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.


Em um projeto recente, Fernanda ajudou a estudante de doutorado Karen Ludke a verificar a crença de que cantar em um idioma estrangeiro auxilia a que a pessoa aprendê-lo.
 

   

O estudo oferece as primeiras provas experimentais de que cantar pode facilitar a aprendizagem de frases associadas de curta duração em um idioma desconhecido para a pessoa, no caso o húngaro.

"Esta é uma conclusão importante", constatou Fernanda. "Aprender uma língua pode ser difícil e, no entanto, com a crescente internacionalização e globalização é cada vez mais importante que as pessoas possam se comunicar em mais de um idioma", acrescentou.

"Tudo o que possamos encontrar que facilite a aprendizagem de um idioma pode ser muito útil", completou.

Os 66 participantes do experimento, todos eles adultos, foram submetidos, ao acaso, a três condições de aprendizagem que consistem em escutar e repetir: falar, falar com ritmo e cantar.

Os que cantaram tiveram um desempenho geral superior após um período de aprendizagem de 15 minutos se comparados com os participantes que falaram com e sem ritmo.

As diferenças no desempenho não consideraram fatores como idade, gênero, estado de ânimo, capacidade de memória fonológica e talento e conhecimentos musicais. Os resultados indicam que o método de "escutar e cantar" pode facilitar a memória verbal para frases em um idioma estrangeiro.

O idioma húngaro foi escolhido por ser uma linguagem desconhecida para os participantes, além de ser diferente de línguas mais conhecidas como espanhol, francês, alemão e holandês.

"Como psicóloga experimental, eu vi os resultados com um pouco de ceticismo", comentou Fernanda.

"Nossa comprovação de que o canto resulta em um desempenho superior na aprendizagem de um idioma, ainda mais se comparada com a fala rítmica, claramente ratifica os benefícios únicos de cantar", afirmou a pesquisadora.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2013/08/06/especialista-afirma-que-cantar-em-outro-idioma-ajuda-em-seu-aprendizado.htm

 Por que tocar um instrumento? Veja abaixo algumas materias sobre os benefícios em aprender um instrumento musical (outros artigos):

Música na Infância

Música na Terceira Idade

Todas as razões para tocar instrumentos musicais

Classificação e Extensão Vocal 

Entre em contato

* são obrigatórios para o envio do formulário.

Nome: *

E-mail: *

Telefone: *

Informações:

© Copyright 2014 | Claves Cursos de Música | Todos os direitos reservados

Unidade Moema: Avenida Rouxinol, 160 Moema – São Paulo – SP  [mapa]
Unidade Vila Nova Conceição: R. Cel. Artur de Paula Ferreira, 86 [mapa]
(11) 5542-5185 – 4119-3695 (Moema  ) / 3926-8601 (Vila Nova Conceição  )  contato@clavesmoema.com.br